As palavras-chave são fundamentais para ter uma boa estratégia de SEO. Afinal, são elas que deixam os textos bem ranqueados nos resultados dos mecanismos de busca do Google, por exemplo.

No entanto, é importante lembrar que cada segmento do mercado pode ter diversas palavras-chave relevantes e, acredite, todas elas variam quando falamos em grau de dificuldade.

Por isso é muito importante saber escolher as palavras-chave ideais em sua estratégia de otimização. Caso contrário, sua empresa pode estar desperdiçando ferramentas importantes.

Se você ainda não sabe como fazer isso em seu negócio, não precisa se preocupar. Preparamos dicas fundamentais que podem te ajudar a estabelecer algumas prioridades na hora de escolher os termos de SEO para o seu negócio. Vamos aprender mais?

Por que as palavras-chave são importantes?

o termo "palavra-chave" aponta frases ou palavras que sintetizam as ideias centrais de um texto. Dessa forma, elas ajudam os mecanismos a entender sobre qual assunto o seu texto está falando, fazendo com que ele seja mostrado como melhor resultado para internautas que pesquisaram por aquele termo. Por exemplo:

Um usuário do Google está querendo saber mais sobre Marketing Digital. Há uma enorme quantidade de termos que ele poderá escrever na hora de realizar a sua pesquisa. Veja alguns exemplos:

Aqui nesse contexto, se um texto tiver a palavra-chave "Marketing Digital" estará entre os principais resultados da pesquisa, desde que o mesmo contenha um conteúdo completo, informativo e útil para o usuário.

Um texto com bom conteúdo e palavras-chave relevantes é capaz de atrair uma enorme quantidade de tráfego para o site de sua empresa e, consequentemente, chamar a atenção de clientes em potencial.

4 dicas para escolher as palavras-chave para sua campanha de SEO

A melhor maneira de fazer o seu negócio crescer através do SEO é através da Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), ou seja, o processo de fazer alterações para aumentar a probabilidade de um site ser classificado como relevante nas pesquisas do Google e outros mecanismos de pesquisa.

Por tanto, para ter sucesso, é preciso escolher as palavras-chave certas. Com o tempo, você conseguirá reunir dados que vão te ajudar a determinar quais das suas palavras-chaves estão sendo melhor ranqueadas e quais precisam ser melhor trabalhadas. Veja abaixo algumas dicas:

  • 1. Busque palavras-chave de relevância
  • Usar palavras-chave boa é uma das técnicas mais simples e fáceis de colocar em prática atualmente.

    Sendo assim, antes de começar a criar qualquer tipo de conteúdo, é de extrema importância analisar os temos mais buscados pelos internautas, como no Google ou mesmo no YouTube. Para isso, determine as expressões de cauda curta e cauda longa mais importantes para o seu negócio.

    - Palavras de cauda curta (short tail): maior tráfego e mais disputadas em diversos nichos do mercado.

    - Palavras de cauda longa (long tail): menor volume de tráfego, no entanto, possui grande potencial para um empreendimento. Geralmente são formadas por duas, três ou mais palavras, criando assim, uma pequena frase.

    Como a busca, em geral, é mais específica, as possibilidades de venda ou de conversão acabam sendo maiores, então fique sempre de olho nessas palavras chaves.

    Como encontrar esses termos e criar uma estratégia de marketing assertiva com foco em SEO? Veja abaixo as melhores ferramentas para realizar as pesquisas:

    • Search Console e Google Adwords
    • O Google Search Console é um mecanismo para análise de resultados internos do seu blog ou site, oferecendo os seguintes dados:

      - Total de impressões;

      - Posição média;

      - Total de cliques;

      - Porcentagem de cliques;

      O Google Adwords possibilita a busca das palavras-chave mais acessadas do Google, mostrando o tráfego de cada uma. Essa é a ferramenta mais usada para criar anúncios.

      Todas essas formas podem ser segmentadas por termos dispositivos utilizados, termos consultados, competição e até mesmo custo por clique.

    • Semrush
    • Através dessa plataforma, é possível buscar as palavras-chave que geram mais tráfego para o seu blog e até mesmo para o domínio de seu concorrente.

      Basta acessar a plataforma do semrush, inserir a URL do concorrente que você deseja analisar, escolher o período e pronto, todas as informações serão exibidas.

      A ferramenta permite que você utilize as palavras-chave do seus concorrentes para:

      • - Otimizar posts;
      • - Conquistar melhores posições;
      • - Escrever diversos conteúdos dentro do mesmo assunto;

      A plataforma permite que você crie uma conta gratuita. No entanto, há diversos planos pagos, de acordo as necessidades do seu negócio.

    • 2. Efetue a otimização on-page
    • Confira algumas técnicas de SEO que não podem faltar em seu negócio:

      - 2.1 - Formate o conteúdo

      Na hora de formatar o seu conteúdo, é muito importante pensar na responsividade da página do seu negócio. Textos com parágrafos muito longos, dificultam a leitura em dispositivos menores, como os smartphones.

      Por isso, redija parágrafos de 3 a linhas para que seja possível a leitura em todos os aparelhos, e tenha certeza que, ao acessar sua página, o internauta não sairá por ter uma leitura cansativa.

      - 2.2 Insira corretamente a palavra-chave

      Revise o texto onde está a sua palavra-chave. O correto é que a palavra-chave esteja no primeiro parágrafo do seu texto, na conclusão, no intertítulo ou mesmo na URL.

      Tomando esses cuidados, você garante a otimização SEO e ajuda os motores de busca a entender do que você está falando e que você entende do assunto.

      Use sempre sinônimos para a sua palavra-chave, evitando assim, as repetições no conteúdo.

    • - 2.3 Utilize as tags h1,h2 e h3
    • As tags h1,h2 e h3 nada mais são que a formatação de tamanho e da fonte do texto em seu site e post. Usando-as corretamente, a leitura do usuário fica mais fácil, fazendo com que ele fique mais tempo na sua página.

      A tag h1 deve ser usada em títulos primários e correspondem ao tipo de fonte e tamanho, sendo assim, Arial 20.

      A tag h2 são, comumente, usada em subtítulos no decorrer do texto, correspondendo ao Arial 16. E as tags h3, devem ser usadas caso tenha algum subtítulo dentro do h2, e assim por diante.

    • - 2.4 Capriche na meta-description
    • A meta-description nada mais é que o texto que aparece na busca do Google quando um internauta realiza as pesquisas.

      Ela não é um fator de ranqueamento para os motores de busca, mas aumenta o número de cliques se for atrativa, melhorando assim o desempenho do conteúdo.

      Por isso, seja sempre direto quando for escrever seu meta-description. Faça um resumo do que será abordado no texto e, caso o título seja uma pergunta, dê a resposta e tente criar um senso de curiosidade no leitor.

      Seu tamanho deve ser de aproximadamente 156 caracteres, passando disso, seu texto não aparecerá inteiro. Portanto, coloque as informações principais nos primeiros 50 caracteres, garantindo assim, que o leitor identificará rapidamente o conteúdo que será abordado.

      Use textos âncoras

      Texto âncora nada mais é que o texto visível de um link, basicamente, é a palavra "clicável" dentro do conteúdo que a URL é inserida.

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